Doença do refluxo gastroesofágico

O que é?
Ocorre a doença do refluxo gastroesofágico quando o conteúdo do estômago (que é ácido) sobe em quantidade excessiva pelo esôfago. esôfago é um órgão muscular em forma de tubo, que liga a nosso pescoço ao abdome (passa pelo tórax) e é preparado para suportar pequenas quantidades de ácido. Em situações que ocorra aumento nessa quantidade, ocorre inflamação (esofagite) e sintomas.

Quadro clínico
Os sintomas típicos são a azia e a sensação de refluxo, mas também podem ocorrer os sintomas atípicos como tosse, pigarro e rouquidão.

Diagnóstico
O diagnóstico dessa doença é complexo. O principal exame é a endoscopia digestiva alta que, além de detectar a presença de esofagite, descarta outroas causas de azia como gastrites, úlceras e até mesmo câncer. Nos casos de endoscopia normal ou sintomas atípicos, pode ser solicitada uma pHmetria, que é um exame mais complexo em que o paciente passa o dia com um catétercateter passado pela narina até o estômago, e que mede a presença de refluxo de ácido. Outros exames são disponíveis nos casos mais complexos de refluxo gastroesofágico, mas a endoscopia digestiva alta e a pHmetria são sem dúvida os principais.

Tratamento
Como todas as doenças que demandam mudança de estilo de vida, o tratamento do refluxo é trabalhoso e requer cooperação por parte do paciente. A melhora de hábitos alimentares e a perda de peso ésão, sem dúvida, mais importantes que o tratamento com medicações. A cirurgia é utilizada em poucos casos selecionados.