Cirurgia de vesícula: sempre é necessário operar?

Pedra na vesícula: sempre é necessário operar?

É muito comum as pessoas realizarem exames de rotina que apontam pedra na vesícula. Quando existem sintomas relacionados à pedra, não há dúvida sobre a necessidade de cirurgia. A grande questão é o que fazer quando o paciente é assintomático.

Há a necessidade de cirurgia em casos em que não surgem sintomas de pedra na vesícula?

É o que você irá descobrir agora. Confira!.

Quais são os sintomas da pedra na vesícula?

A vesícula biliar é localizada do lado direito do abdome, logo abaixo das costelas. Como todo órgão oco, sua dor é do tipo cólica: uma dor de forte intensidade, que aumenta rapidamente, chega a um máximo e começa a diminuir. Remédios como o buscopan® costumam causar alívio, mesmo que parcial. Alguns outros sintomas podem existir, os mais comuns são náuseas e vômitos.

Como é feito o diagnóstico?

O ultrassom é o principal exame usado no diagnóstico da pedra na vesícula. É de fácil realização e não é invasivo. Outros exames que podem fazer esse diagnóstico são a tomografia, a ressonância e a eco-endoscopia (uma endoscopia associada a um ultrassom), mas na maior parte das vezes não se fazem necessários.

O que causa pedra na vesícula?

Os cálculos mais comuns são os de colesterol. Quando a bile, substância produzida no fígado e armazenada na vesícula, está com uma concentração maior de colesterol, ocorre sua cristalização e formação de pedras. Por essa ligação com o colesterol, a pedra na vesícula é considerada uma doença ligada às alterações metabólicas causadas pela obesidade. Além dos obesos, mulheres acima dos 40 anos que já ficaram grávidas têm maior chance de desenvolver a doença.

E se eu não operar?

Nos pacientes que não apresentam sintomas de pedra na vesícula, podemos dispensar a cirurgia na maioria das vezes. Alguns casos precisam ser operados mesmo sem sintomas, destacam-se os diabéticos e aquelas pessoas com cálculo maior que 2cm.

Se eu não tenho sintoma, é errado operar?

Não. A cirurgia de vesícula, feita para a retirada do órgão, é segura e de recuperação favorável na maioria das vezes. O paciente é internado, operado por videolaparoscopia (pequenos orifícios por onde fazemos a cirurgia auxiliados por uma câmera) e pode ter alta no mesmo dia ou no outro. Sendo assim, em pacientes jovens e sem doenças graves, a cirurgia de vesícula parece ser a melhor saída mesmo nos casos sem sintomas.

Quais as limitações que terei após a cirurgia?

A principal restrição está relacionada aos esforços físicos. Carregar peso nos primeiros 45 dias após a cirurgia é arriscado, aumenta muito a chance de desenvolver hérnias nos cortes feitos no abdome. Uma alteração comum mas que não ocorre em todos os pacientes é a diarréia, sobretudo após ingerir alimentos gordurosos.

Existe algum remédio para “diluir” essas pedras?

Não. Uma vez formadas, as pedras ficarão lá para sempre.

Por que não optamos por tirar só as pedras?

É na vesícula que a bile saturada de colesterol encontra o ambiente necessário para formar os cálculos. Se tivéssemos só os cálculos, na vesícula induziria a formação de outros e o paciente teria que ser reoperado. Além disso, a vesícula não é um órgão que nos faz muita falta e a cirurgia para sua retirada é muito segura.

Mas e o risco da anestesia?

Assim como os conhecimentos relacionados à cirurgia se desenvolveram nestes últimos anos, os de anestesia também tiveram uma evolução semelhante. Antigamente, havia muito medo com relação à anestesia, sobretudo à anestesia geral. Além de usar aparelhos e medicações seguras, o médico anestesiologista avalia o paciente no período pré-operatório e, com isso, reduz-se muito os imprevistos durante o procedimento.

Tenho pedra na vesícula, quais são os passos até eu operá-la?

Uma vez feito o diagnóstico é indicada a necessidade de cirurgia, o cirurgião avalia cada caso individualmente e solicita os exames e pareceres necessários. Caso esteja tudo certo, a cirurgia de vesícula deve ser agendada. Entramos em contato com o seu convênio e, geralmente, em até 15 dias úteis realizamos o procedimento. Os horários de cirurgia são flexíveis, podendo até mesmo realizá-la no final de semana.

Quanto tempo terei que ficar afastado?

A recuperação da cirurgia por videolaparoscopia é relativamente tranquila. Pedimos que o paciente fique de resguardo por pelo menos 2 a 3 dias. Ficar de resguardo não significa ficar de cama, significa ficar em casa liberado para realizar normalmente suas atividades cotidianas. O período completo de recuperação é de 14 dias. Nesse tempo, deve-se evitar maiores esforços, mas coisas simples como ir à padaria, buscar o filho na escola e ir ao mercado podem ser feitas. A grande restrição é carregar peso, aí são 45 dias.

Quais são as complicações relacionadas à pedra na vesícula?

A vesícula com cálculos pode inflamar, chamamos isso de colecistite aguda. Quando os cálculos saem da vesícula, podem deixar a pele amarela (coledocolitíase) e inflamar o pâncreas (pancreatite). Todas essas situações são urgências.

Como faço para marcar consulta?

Entre em contato conosco do jeito que preferir: telefone ou whatsapp. A equipe médica é formada por cirurgiões que atuam em cirurgia geral e suas especialidades.

Além de pedra na vesícula, o Dr. Henrique atende casos de hérnias e tumores. Atendemos a maioria dos convênios e operamos nos principais hospitais.